
O senador Hermes Klann (PL-SC) defendeu nesta segunda-feira (22) o endurecimento das punições para quem comete atos de vandalismo e pichação no país. O parlamentar destacou o PL 3.241/2026 , de sua autoria, que aumenta as penas para esse tipo de crime e cobra a reparação financeira dos danos causados aos cofres públicos.
O senador iniciou seu pronunciamento elogiando atitudes de cidadãos em Santa Catarina que decidiram, por conta própria, recuperar espaços públicos. Ele citou o exemplo de um morador de Blumenau que limpou um muro pichado por iniciativa própria, e os mutirões comunitários do projeto "Joinville é Nossa Casa".
— Por mais importante que seja a ação desses voluntários, existe uma pergunta que precisa ser feita: por que cidadãos de bem precisam gastar seu tempo limpando aquilo que outras pessoas decidiram destruir? — questionou o parlamentar.
Klann apresentou dados sobre os gastos de Belo Horizonte e Manaus com repintura e remoção de pichações e argumentou que a pichação gera prejuízos financeiros altos, que retiram dinheiro de áreas essenciais como saúde e educação.
— Durante muito tempo, essa prática foi sendo relativizada, foi sendo tratada como algo menor, como uma simples travessura, como uma manifestação sem maiores consequências. Mas quem administra uma prefeitura sabe que não é assim. Quem é dono de um comércio sabe que não é assim. E a conta chega, e chega para todos.
Hermes Klann concluiu apelando à população para que continue denunciando o vandalismo e apoiando ações de cuidado com as cidades.
Senado Federal Acordo de coprodução de cinema com a China é aprovado em Plenário
Senado Federal Lei garante licença remunerada para pós-graduação de professores da rede pública
Senado Federal Plenário pode votar na terça PEC dos agentes de saúde em primeiro turno
Senado Federal Confúcio Moura: É preciso garantir a permanência dos alunos nas escolas
Senado Federal Girão cobra transparência na compra de insulina pelo Ministério da Saúde
Senado Federal Audiência na CDH aponta novos desafios para erradicar trabalho infantil 
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 15° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 30°
Tempo nublado


