
O Senado vai analisar um projeto que incentiva a capacitação e a contratação de mulheres com 40 anos ou mais nas áreas de ciência, tecnologia e matemática. O PL 990/2026 , do senador Jader Barbalho (MDB-PA), aguarda distribuição para as comissões.
A medida prevê incentivos fiscais para empresas que implementarem iniciativas nas seguintes áreas:
As empresas que executarem os programas podem deduzir parte dos gastos no Imposto de Renda. Os limites da dedução serão definidos em regulamento.
Pelo texto, o Poder Executivo pode firmar parcerias com universidades e centros de pesquisa para implementar os programas de capacitação, mentoria ou contratação.
Para Jader Barbalho, o momento de crescente transformação digital torna fundamental a ampliação de oportunidades para as profissionais das áreas de tecnologia e ciência.
“A participação feminina nas áreas de tecnologia, inovação e ciência ainda é significativamente inferior à participação masculina, especialmente quando se analisa a presença de mulheres com idade superior a 40 anos. Muitas empresas focam em jovens, deixando de fora mulheres que precisam de requalificação profissional após períodos de hiato por maternidade ou cuidado familiar”, afirma Jader.
Em 2021, o Senado aprovou outro projeto com teor semelhante. O PLS 398/2018 , da ex-senadora Maria do Carmo Alves (SE), inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional incentivos à maior participação de mulheres em cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de propor estratégias de combate a preconceitos e barreiras culturais à participação feminina nessas áreas.
O projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
Por Bruno Augusto, sob supervisão de Dante Accioly
Senado Federal Acordo de coprodução de cinema com a China é aprovado em Plenário
Senado Federal Lei garante licença remunerada para pós-graduação de professores da rede pública
Senado Federal Plenário pode votar na terça PEC dos agentes de saúde em primeiro turno
Senado Federal Confúcio Moura: É preciso garantir a permanência dos alunos nas escolas
Senado Federal Girão cobra transparência na compra de insulina pelo Ministério da Saúde
Senado Federal Audiência na CDH aponta novos desafios para erradicar trabalho infantil 
Mín. 14° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas


