banner temporário
Uberaba

Prefeitura utiliza peixe lebiste para controle natural das larvas do Aedes em Uberaba

O peixe lebiste (poecilia reticulata) será usado no combate de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti

23/03/2020 15h55
Por: Redação
74
O peixe lebiste (poecilia reticulata) será usado no combate de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti
O peixe lebiste (poecilia reticulata) será usado no combate de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti

Buscando alternativas eficazes no combate de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, a Prefeitura de Uberaba está utilizando o peixe lebiste (poecilia reticulata) em locais em que o proprietário não faz o devido cuidado. O serviço está acontecendo desde outubro de 2019 e já foi utilizado em 27 imóveis, segundo dados do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias.

Também conhecido como barrigudinho ou guppy, o lebiste auxilia na redução dos índices por se alimentar das larvas do mosquito transmissor das arboviroses, impedindo a proliferação no local. Trata-se de uma estratégia ecologicamente correta utilizada em grandes depósitos com água, como tanques e piscinas de imóveis abandonados ou em desuso, como o tanque presente no imóvel da antiga Copervale.

Segundo o chefe da Seção de Controle de Endemias, Hiago José Rosa, testes foram realizados antes da implantação da estratégia, que está sendo utilizada em pontos de mais urgência em Uberaba. “Se o nosso agente vai a uma residência ou imóvel abandonado e identifica a necessidade, os peixes são colocados. Não é um serviço que pode ser solicitado pela população no momento”, esclarece Hiago.

Além destas ações, Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias segue com as visitas periódicas dos agentes de endemias nas residências, com objetivo de identificar focos e orientar a população para prevenção; ações contínuas de educação em saúde; Mutirão de Limpeza, que já recolheu mais de 31 toneladas de lixo em 23 bairros; utilização de drones para identificar imóveis de difícil acesso, entre outros.

Mutirão de Limpeza percorreu nesta segunda-feira (16) o bairro Buritis e inicia amanhã, terça-feira (17) o bairro Pontal.

Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo Disque Dengue pelo 3317-4660 ou no telefone 3315-4173. A população também pode utilizar o aplicativo “Uberaba contra a Dengue” e o canal de comunicação “Cidade Ativa” por meio dos telefones 0800-940-0101 / (34) 3318-0800 ou e-mail [email protected]

 

Ele1 - Criar site de notícias