Prefeitura- coronavírus
Uberlândia

Horto Municipal passa por readequações para expandir produção de mudas

Somente nos dois primeiros meses deste ano, quase dez mil mudas foram doadas

23/03/2020 15h33Atualizado há 1 semana
Por: Redação
8
Somente nos dois primeiros meses deste ano, quase dez mil mudas foram doadas
Somente nos dois primeiros meses deste ano, quase dez mil mudas foram doadas

Responsável pela doação de quase dez mil mudas de árvores somente nos dois primeiros meses deste ano, o Horto Municipal vem passando por readequações desde 2019 para poder expandir a produção. Se no ano passado teve início o trabalho de manutenção das estufas, agora as equipes do horto trabalham na padronização dos canteiros, ampliando o espaço e facilitando o manejo das espécies.

Em 2019, 157,6 mil novas mudas foram cultivadas, número que deve aumentar cerca de 50% em 2020. “Nossa intenção é produzir 240 mil novas mudas. Para isso, estamos investindo em profissionais e nas melhorias da estrutura do horto. Esse espaço é fundamental para a manutenção e preservação do meio ambiente, uma vez que trabalhos com árvores frutíferas, ornamentais e nativas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Junior.

Atualmente, mais de 70 espécies são cultivadas no local. Entre as opções, encontram-se as plantas ornamentais como hemerocallis, camará e singônio, espécies utilizadas em espaços públicos, como praças, canteiros e escolas. Para a doação aos munícipes da zona urbana, algumas opções são: resedá, quaresmeiras, ipê mirim e calistemo.

Já os moradores da zona rural conseguem gratuitamente doações de mudas nativas e frutíferas como a goiabeira, amora, acerola, pitanga, abacate, tamarindo e as nativas, como o bálsamo, jacarandá, paineira, jatobá, angico e ipês.

“Existem ainda algumas opções nativas que podem ser plantadas em quintais de casas na zona urbana, mas a gente sempre orienta que o cidadão procure o horto, onde será dada toda a orientação”, disse João Junior.

 

Ele1 - Criar site de notícias