banner temporário
Uberaba

Mais de 40 toneladas de lixo devem ser retiradas de imóvel no Jardim Metrópole

A força tarefa envolve as secretarias de Defesa Social, Saúde e Serviços Urbanos e Obras

18/03/2020 14h11
Por: Redação
120
Ação começou contou com 40 profissionais envolvidos na limpeza
Ação começou contou com 40 profissionais envolvidos na limpeza

Entrada forçada por equipes da Prefeitura de Uberaba aconteceu em residência na Rua Maringá, no Jardim Metrópole – região do Valim de Melo - de onde foram retiradas quase 40 toneladas de entulho. A força tarefa envolve as secretarias de Defesa Social, Saúde e Serviços Urbanos e Obras. Essa foi à terceira ação de limpeza em imóveis particulares que apresentam risco à saúde pública subsidiada pela de Situação de Risco Iminente devido às arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, decretada em 31 de janeiro deste ano.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Robert Boaventura, que acompanhou a ação, o morador foi notificado, inclusive, pelo Diário Oficial do Município – Porta voz, a limpar o local, porém nada foi feito. “A quantidade de lixo chamou a atenção. Foram mais de 40 toneladas retiradas de quintal residencial, um perigo à população. O morador foi notificado e agora, será multado. A multa pode chegar a R$ 4.800”, diz Boaventura. Ele reitera que a proposta da Prefeitura não é multar a população, mas combater a dengue e demais arboviroses evitando maiores problemas de saúde pública. Robert relatou que, após o decreto, foram retirados de outros dois imóveis cerca de 35 toneladas.

O secretário de Saúde, Iraci Neto, explica que “os resultados do LIRAa  norteiam essas ações, inclusive o decreto nesse período crítico das arboviroses. Todo o processo é amparado pelo Ministério Público de Minas Gerais que nos orienta quanto a entrada nos imóveis e a limpeza”, diz Iraci.

Ele1 - Criar site de notícias