Entrada forçada por equipes da Prefeitura de Uberaba aconteceu em residência na Rua Maringá, no Jardim Metrópole – região do Valim de Melo - de onde foram retiradas quase 40 toneladas de entulho. A força tarefa envolve as secretarias de Defesa Social, Saúde e Serviços Urbanos e Obras. Essa foi à terceira ação de limpeza em imóveis particulares que apresentam risco à saúde pública subsidiada pela de Situação de Risco Iminente devido às arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, decretada em 31 de janeiro deste ano.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Robert Boaventura, que acompanhou a ação, o morador foi notificado, inclusive, pelo Diário Oficial do Município – Porta voz, a limpar o local, porém nada foi feito. “A quantidade de lixo chamou a atenção. Foram mais de 40 toneladas retiradas de quintal residencial, um perigo à população. O morador foi notificado e agora, será multado. A multa pode chegar a R$ 4.800”, diz Boaventura. Ele reitera que a proposta da Prefeitura não é multar a população, mas combater a dengue e demais arboviroses evitando maiores problemas de saúde pública. Robert relatou que, após o decreto, foram retirados de outros dois imóveis cerca de 35 toneladas.
O secretário de Saúde, Iraci Neto, explica que “os resultados do LIRAa norteiam essas ações, inclusive o decreto nesse período crítico das arboviroses. Todo o processo é amparado pelo Ministério Público de Minas Gerais que nos orienta quanto a entrada nos imóveis e a limpeza”, diz Iraci.