banner temporário
Patos de Minas

Patos de Minas terá comitê para enfrentar conoravírus

O comitê, a princípio, fará reuniões semanais, podendo haver encontros extras

18/03/2020 14h03
Por: Redação
87
Órgãos de saúde vão compor a comissão, cujo foco, no momento, será a prevenção contra o vírus. Município tem dois casos suspeitos
Órgãos de saúde vão compor a comissão, cujo foco, no momento, será a prevenção contra o vírus. Município tem dois casos suspeitos

A rápida disseminação geográfica apresentada pelo Covid-19 levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar pandemia de coronavírus. Com a mudança de classificação, cada país passa a desenvolver um plano de ação para conter o aumento de casos. Atentas ao atual cenário, a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas já preparam a criação de um comitê de acompanhamento da doença, ação, quando representantes dos dois órgãos reuniram-se com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves.

Ao apresentar a iniciativa ao chefe do Executivo, a diretora adjunta da SRS, Noemi Portilho, explicou que o comitê atuará em quatro eixos: assistência médica, assistência farmacêutica, informação e prevenção, sendo as medidas preventivas o principal foco a ser trabalhado com a população local no momento. "Não existe estrutura assistencial para um grande atendimento, por isso prevenir é essencial. Serão, pelo menos, quatro meses de atenção e alerta no comportamento", disse, explicando que não há motivo para pânico, uma vez que Patos de Minas tem apenas dois casos suspeitos.

O comitê, a princípio, fará reuniões semanais, podendo haver encontros extras sempre que necessário, uma vez que os dados sobre a pandemia são atualizados constantemente. Para fortalecer e tornar mais efetivo o trabalho, serão envolvidos outros órgãos e empresas que lidam com grande número de pessoas, como terminal rodoviário, Pássaro Branco (transporte coletivo urbano), taxistas e mototaxistas, polícias Militar e Rodoviária Federal, escolas. A ideia é que eles sejam propagadores de informações de como prevenir a contaminação por coronavírus.

Ele1 - Criar site de notícias