banner temporário
Araguari

Criado Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento a Covid-19

O Comitê estará monitorando a evolução dos casos suspeitos no município

18/03/2020 13h45
Por: Redação
84
Durante o encontro foram discutidos planos para amenizar as consequências da disseminação do vírus
Durante o encontro foram discutidos planos para amenizar as consequências da disseminação do vírus

Em reação ao avanço do novo coronavírus, a Prefeitura de Araguari criou um comitê de Gestão de Crise para enfrentamento à doença causada por ele. A decisão foi tomada após a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevar, nesta semana, a classificação da doença para o patamar de pandemia. E, mesmo com apenas casos suspeitos sendo monitorados na cidade, as atividades do comitê tiveram início no dia de hoje (16) com uma reunião multissetorial.

Durante o encontro, entidades, associações, órgãos militares, hospitais e sociedade civil debateram planos para amenizar as consequências da disseminação do vírus, que já é prevista por órgãos como o Ministério da Saúde.

Outro intuito dos trabalhos será a construção de ações que trabalhem a prevenção junto à comunidade araguarina. A coordenação dos trabalhos será do Secretário Municipal da Saúde, Guilherme Afonso.

Segundo ele, os esforços estarão concentrados em preparar a cidade. “Estamos tentando nos adiantar, preparando estratégias, para um cenário de crescimento de casos com a chegada das temperaturas mais baixas e o já previsto aumento de registros de suspeitos da doença”, explicou Guilherme.

O Comitê estará monitorando a evolução dos casos suspeitos no município e novas medidas podem ser tomadas mediante a evolução ou a involução dos casos em Araguari.

Em razão disto, eventos como a Fenicafé, Motocolatras e Exposição Agropecuária foram cancelados e serão remarcados oportunamente por seus organizadores.

O Comitê de Gestão de Crise contra o COVID-19 é formado por integrantes da administração Pública Municipal, bem como os representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, do conselho Municipal de Saúde, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Santa Casa de Misericórdia de Araguari, Hospital São Sebastião, SAMU e Ministério Público.

Ele1 - Criar site de notícias