banner temporário
Saneamento

Estado define metas para ampliar saneamento básico

A primeira iniciativa é a elaboração de edital de seleção pública para contratação de parceiro no terceiro setor

18/03/2020 13h30
Por: Redação
7
Planejamento para universalizar o acesso da população à coleta de esgoto e ao tratamento de água é apresentado pela Semad
Planejamento para universalizar o acesso da população à coleta de esgoto e ao tratamento de água é apresentado pela Semad

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), vem definindo diretrizes para apoiar os municípios na implantação de ações e políticas para oferta de saneamento básico à população. 

Alinhado com a proposta de o Brasil universalizar o acesso da população à coleta de esgoto e tratamento de água até 2030, conforme meta estabelecida em 2015, pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Governo do Estado tem trabalhado em quatro frentes principais: elaboração de edital para apoiar municípios a melhorarem a eficiência do tratamento de esgoto; capacitação das cidades para desenvolverem planos de saneamento; gestão de convênios de obras físicas e perfuração de poços artesianos. 

De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, as diretrizes se dividem em capacitação de municípios e gestão direta de convênios para realização de obras. 

A primeira iniciativa, já em andamento, é a elaboração de edital de seleção pública para contratação de parceiro no terceiro setor para apoio na realização de visitas técnicas aos municípios. O principal objetivo é promover a regularização de estações de tratamento de esgotos e a melhoria da eficiência do tratamento de estações já existentes.

Outra linha de atuação é a promoção de capacitações e parcerias sobre saneamento básico. "Vamos realizar dois workshops com os municípios: um para promover a interação entre as cidades e os agentes financiadores de obras de saneamento e outro para discutir sobre temas relativos à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico", explica Franco.

Ele1 - Criar site de notícias