A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizou neste mês as novas Diretrizes Curriculares Municipais (DCMs), que se constituem em direcionamentos teóricos e metodológicos para o processo educativo nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Os documentos podem ser acessados gratuitamente pelo portal da Prefeitura de Uberlândia e estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cada município tem até o final de 2020 para lançar suas Diretrizes. Ao finalizar o processo, já no início do ano, o governo municipal adianta-se e se mostra, mais uma vez, empenhado em oferecer uma educação atualizada e de qualidade para mais de 70 mil estudantes.
De acordo com a secretária de Educação, Tania Toledo, as diretrizes ressaltam aspectos importantes como competências e habilidades a serem desenvolvidas na educação básica municipal. “Elas servem para os profissionais do magistério elaborarem seu planejamento, bem como suas aulas e trabalharem nas perspectivas previstas. Mesmo sendo documentos recentemente lançados, não se tratam de propostas irrefutáveis. Pelo contrário, a educação é complexa, está sempre se modificando e nós continuaremos nos atualizando”, disse.
Em suas páginas iniciais, as DCMs também são apresentadas como um conjunto de experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, contribuindo para a construção da identidade da rede municipal.
Segundo a assessora pedagógica da SME, Carla Barbosa, as DCMs são registros de um movimento que aconteceu durante todo o processo de construção e elaboração do currículo.