banner temporário
Uberlândia

Defesa Civil e Bombeiros elaboram formação de NUPDECs rurais

Objetivo é prevenção e enfrentamento a incêndios nos distritos rurais

20/02/2020 06h00
Por: Redação
63
Iniciativa reforçará parcerias na prevenção e enfrentamento de incêndios nos distritos - Foto: Prefeitura de Uberlândia
Iniciativa reforçará parcerias na prevenção e enfrentamento de incêndios nos distritos - Foto: Prefeitura de Uberlândia

Com a proposta de formar Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) atuantes na área rural de Uberlândia, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizaram reunião com conselhos e associação rurais, bem como os demais órgãos de segurança pública. O encontro ocorreu no auditório Cícero Diniz, situado no Centro Administrativo.

 A implantação dos Nupdecs visa o estabelecimento de estratégias de prevenção e enfrentamento a incêndios nos distritos rurais. O secretário de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Emerson Aquino, destaca que as definições consideram a proximidade do período de estiagem, comum entre julho e outubro.

“Nesta primeira reunião, já teremos o formato do procedimento. Tentaremos constituir grupos nos distritos e, no segundo momento, partiremos para o treinamento e aquisição de equipamentos para que possamos enfrentar o período de estiagem que se aproxima”, explicou.

A presidente do Conselho de Defesa dos Distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Martnésia, Lucélia Bárbara, reconhece os benefícios que a reunião pode proporcionar para os proprietários rurais. “É muito importante essa participação coletiva com a integração e diferentes representações, porque o meio rural carece dessa tenção e acredito que vem agregar ao que já viemos fazendo”, disse.

A estratégia reforça ainda a parceria entre Prefeitura e 5º Batalhão de Bombeiro Militar. O capitão Haendell Costa explica que os Nupdecs rurais darão agilidade na identificação e combate aos incêndios.

“A cidade de Uberlândia é um exemplo a nível nacional dessa parceria entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil tanto com as chuvas do primeiro semestre quanto com os incêndios florestais no segundo semestre”, destacou.

Ele1 - Criar site de notícias