Prefeitura- coronavírus
Uberlândia

Caminhão da Coleta Seletiva inicia recolhimento de materiais no bairro Tubalina

O local é um dos 16 novos bairros que passaram a contar com o serviço de reciclagem

13/02/2020 15h00
Por: Redação
21
Ação acontece após trabalho de conscientização feito junto aos moradores - Foto: Prefeitura de Uberlândia
Ação acontece após trabalho de conscientização feito junto aos moradores - Foto: Prefeitura de Uberlândia

O ecocaminhão da coleta seletiva começou, a recolher o material reciclável separado pelos moradores do Tubalina. O local é um dos 16 novos bairros que passaram a contar com o serviço de reciclagem após o anúncio feito pelo prefeito Odelmo Leão no último mês.

 Para fazer com que a novidade tivesse ainda mais alcance, servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizam uma ação de conscientização. Desde o dia 20 de janeiro, os integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva passaram por 638 residências e 97 estabelecimentos comerciais para informar sobre o funcionamento do serviço, como fazer a separação do material e os dias da semana em que o ecocaminhão passa.

“A colaboração da população é fundamental para que alcancemos bons resultados. Por se tratar de uma novidade para muitas pessoas, optamos primeiro por divulgar a informação e os benefícios que ela traz para a comunidade e para o meio ambiente”, explicou o diretor do Núcleo Resíduos Sólidos, Adicionaldo dos Reis Cardoso.

Para o morador Bernardino Souza, o projeto de conscientização o ajudou a abrir os olhos para a importância do serviço. “Eu não tinha muita ideia para onde iria todo esse material e depois da explicação dos meninos, vi que é muito importante para várias pessoas, até por isso, estou aqui contribuindo também neste primeiro dia”, afirmou.

Já a aposentada Joana D’Arc Fagundes destacou que o serviço já era feito no condomínio em que mora. “É importante para o meio ambiente e também gera renda e emprego para várias famílias porque o lixo reciclável tem uma nova destinação”, comentou.

Os outros 15 bairros, que passarão a contar com a coleta seletiva após a ação de conscientização, são: Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.

O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles os materiais recicláveis na rua.

Ele1 - Criar site de notícias