Prefeitura - Carnaval
Patos de Minas

Neurociência e educação são tema de seminário promovido pela Semed

Evento reuniu aproximadamente mil profissionais da rede municipal de ensino

07/02/2020 06h00
Por: Redação
18
A abertura do evento, que aconteceu em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), foi realizada pelo Grupo Tupam - Foto: Divulgação
A abertura do evento, que aconteceu em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), foi realizada pelo Grupo Tupam - Foto: Divulgação

A oferta de formação continuada é um dos diferenciais da Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas (Semed). Por meio de capacitações periódicas, os profissionais da rede têm constante oportunidade de aprimorar sua prática. Nesse contexto, para dar início às atividades escolares de 2020, foi realizado o Seminário “Cérebro e aprendizagem: diálogos entre a neurociência e a educação”.

O evento, que aconteceu no Centro de Convenções e Eventos (CCE) do Unipam, reuniu aproximadamente mil profissionais da rede municipal de ensino. O seminário contou também com a presença de alunos dos cursos de licenciatura e de Psicologia do Unipam, profissionais de municípios vizinhos e representantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patos de Minas.

A palestrante foi a professora doutora Leonor Bezerra Guerra, coordenadora do projeto NeuroEduca (da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). Ela compartilhou informações sobre o sistema nervoso, de modo mais específico sobre o cérebro, e a relação entre neurociência e educação. Leonor evidenciou que conhecer o funcionamento cerebral é uma alternativa para os profissionais refletirem a respeito de suas estratégias de ensino, sendo capazes de perceber quais delas são eficazes para o aprendizado dos alunos.

Para Messias Soares, educador infantil que atualmente atua como formador do Centro de Estudos Continuados (CEC) da Semed, a palestra possibilitou reflexões importantes. Segundo ele, um dos momentos marcantes foi quando a professora Leonor apresentou estratégias pedagógicas que favorecem a aprendizagem, tais como: espaçar e intercalar os estudos, produzir mapas mentais, utilizar o erro como possibilidade para aprender. “Além disso, as indicações de livros e sites, ao final do evento, nos permitirá continuar pesquisando sobre essa temática e, consequentemente, refletindo sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições escolares”, destacou Messias.

Também estiveram presentes no seminário o prefeito José Eustáquio, a secretária de Educação, Fabiana Ferreira, o vereador Otaviano Marques, o superintendente regional de ensino, Carlos Coimbra, e as professoras do Unipam Maria Marta e Adriana Tredezine.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.