Quinta, 18 de Julho de 2024
(34) 99869-4433
Meio Ambiente Acre

Sema participa da Reunião de Trabalho do Consórcio Brasil Verde em parceria com o BNDES sobre financiamento climático

Reforçar parcerias, estar alinhado com instrumentos internacionais para captação de recursos, receber capacitação com o objetivo de aprimoramento n...

10/07/2024 20h30
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Reforçar parcerias, estar alinhado com instrumentos internacionais para captação de recursos, receber capacitação com o objetivo de aprimoramento na temática sobre financiamento climático. Esse é o objetivo do governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em sua participação na 2ª Reunião de Trabalho do Consórcio Brasil Verde, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) onde é realizado o Workshop de Financiamento Climático. O evento ocorreu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 10, na sede do banco.

Sema participou da Reunião de Trabalho do Consórcio Brasil Verde em parceria com o BNDS sobre financiamento climático. Foto: André Pellicciotti/Sema
Sema participou da Reunião de Trabalho do Consórcio Brasil Verde em parceria com o BNDS sobre financiamento climático. Foto: André Pellicciotti/Sema

Na agenda, foram apresentados detalhes do Fundo Clima e do Programa BNDES Invest Impacto, que possibilita que os governos estaduais apresentem investimentos para, posteriormente, submeterem os projetos individuais para aprovação do BNDES. Sendo assim, o objetivo do encontro foi estimular a elaboração dos projetos dos 15 estados que fazem parte do consórcio, dentre eles o Acre, com foco na mitigação das mudanças climáticas.

Pelo Acre participaram a secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, o diretor de Meio Ambiente, André Pelliccciotti, e a gestora adjunta da Secretaria de Planejamento (Seplan), Kelly Lacerda. Na abertura estavam o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos, Nelson Barbos; o governador do Espírito Santos, que também é presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, e um representante do ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A secretária Julie Messias ressaltou a importância do evento por reunir atores interessantes, estados, banco, fundo, ministérios, para um diálogo aberto do acesso ao financiamento climático.

“Esse diálogo é fundamental para garantir que os estados possam implementar ações efetivas de combate às mudanças climáticas, entendendo os impactos e as fontes de recursos disponíveis que podem ser acessadas para adaptação, mitigação e atuação preventiva aos eventos extremos, a exemplo dos que o Acre vem passando, cheia e seca”, destacou a secretária Julie Messias.

O workshop foi estruturado em três blocos: o primeiro, sobre fundos climáticos do Fundo de Investimento Climático (CIF) e do Fundo Verde para o Clima (GCF); o segundo, com um panorama do financiamento climático, com ênfase em projetos urbanos; e o terceiro, que discutiu a estruturação de projetos e inovação em soluções climáticas.

Sobre o Consórcio Brasil Verde

O Consórcio Brasil Verde objetiva o fortalecimento de ações que buscam o cumprimento de metas brasileiras com o Acordo de Paris.

A iniciativa reúne projetos regionais dos estados, com foco em promover uma troca de experiências entre os governos estaduais e parceiros internacionais. O Acre é um dos estados membro na coordenação do bioma Amazônia.

Ele1 - Criar site de notícias